quarta-feira, 16 de abril de 2008

Curiosidades do Futebol

Dia 19 de julho comemora-se o dia do futebol.
Universalmente conhecido, o grito de "olé" surgiu em 1958, quando
Botafogo e River Plate se enfrentaram em um Pentagonal disputado na Cidade do México. Nesta ocasião, o jogador Garrincha driblava o zagueiro argentino Vairo, que teria ficado como um "touro", sem conseguir tirar a bola de Mané. Ao deixar o campo, Vairo se dirigiu impassível ao técnico Minela dizendo: "Não há nada a fazer, é impossível marca-lo".
O clube com maior número de títulos nacionais é o
Linfield, da Irlanda do Norte, com 81 títulos. Em segundo está o Rangers, da Escócia, com 74 títulos.
O Bochum (Verein Für Leibersübungen Bochum Fussballgemeinschaft EV), da
Alemanha, foi fundado em 10 de Setembro de 1848 e é o clube mais antigo do mundo.
O goleiro mais gordo da história foi
Foulke, jogador do Bradford City, da Inglaterra. Media 1,90m, pesava 141kg e, no final da carreira, chegou a jogar com 165kg.
A maior goleada do futebol no Brasil foi realizada pelo
Botafogo em uma partida pelo Campeonato Carioca, quando em 30 de maio de 1909 fez o placar de 24 X 0 contra o Mangueira, obtendo uma média de um gol a cada quatro minutos. O maior artilheiro na partida foi Gilbert Hime com 9 gols, recorde somente superado por Dario "Dadá" Maravilha, em 1977. Dadá marcou dez gols na vitória do Sport Recife sobre o Santo Amaro por 14x0.
O
Botafogo ostenta (junto com o Flamengo) o maior número de jogos invicto do Brasil (52 jogos). Interessante notar que o Flamengo ultrapassaria esse número, mas foi o próprio Botafogo que evitou tal façanha, derrotando o Flamengo e dividindo o recorde.
O maior estádio do mundo está localizado na
Coréia do Norte. É o Estádio Rungrado May Day.
Em
1950 passaram a ser usados números nas camisetas pela primeira vez.
Na virada do século XX para o XXI, a
FIFA escolheu os Os Clubes do Século FIFA, o critério não era apenas por títulos, mas sim pela importância mundial do clube, tradição com grandes jogadores e participações em copas do mundo. Apenas três clubes brasileiros estão presentes: Santos em 5°; Flamengo em 9° e Botafogo em 12°
O bandeirinha passou a auxiliar o árbitro em
1874, marcando impedimentos e arremessos laterais.
O campeonato que reúne o maior número de clubes em todo o mundo é a Copa da Inglaterra, que possui cerca de 500 equipas divido pelas 3 divisões .
A cor mais utilizada por clubes de futebol nas suas camisas é a branca.
Segundo o
Guiness, o Sport Lisboa e Benfica é o clube do mundo com mais sócios, cerca de 160.000.
O clube com maior torcida do Brasil, é o
Flamengo, com mais de 30.000.000 de torcedores.
O atacante brasileiro Fabinho marcou o gol mais rápido da história das competições da FIFA ao abrir o marcador aos nove segundos de jogo contra a Nova-Zelândia (resultado final : 7-0) durante uma partida do Mundial sub-17, dia 18 de agosto de 2007, em Jeju, na Coréia do Sul.
O time de futebol com mais troféus de vice-campeão é o América de Natal, com 43 vice-campeonatos.
O Grêmio está no Guiness Book - o livro dos recordes: jogou 3 partidas num mesmo dia, durante o dia 11 de dezembro, pelo Campeonato Gaúcho de 1994. Esses foram os resultados: Grêmio 0x0
Aimoré, Grêmio 4x3 Santa Cruz, Grêmio 1x0 Brasil de Pelotas.
O
Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense é o único clube do mundo que não apenas venceu mas também se sagrou campeão com apenas 7 jogadores, na épica 'Batalha dos Aflitos'.
Há poucos clubes que conseguiram se sagrar campeão nacional de forma invicta. No Brasil o Sport Club Internacional é o único detentor dessa façanha. Na Inglaterra apenas o o Arsenal conseguiu,na Itália só o Milan e em Portugal o Benfica

Nenhum comentário:

Postar um comentário